Agenda Cultural

16.ª Edição - FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa

__________________________________________________

Melicio Vitor Ramalho

__________________________________________________

ANTJE WEBER

 

“Almas e Relíquias”

INAUGURAÇÃO

14 Fevereiro . sábado . 17.00h

até 28 Março 2015

terça/sábado - 15.00h/19.30h

Reflexões sobre “ almas e relíqAlmas e Reliquiasuias”

Na  sua nova série “ almas e relíquias” Antje Weber tenta combinar pintura clássica (acrílico sobre tela) com “assemblage”. Enquanto trabalhava na série anterior, baseada nos antigos doentes do panopticum do Hospital Miguel Bombarda ( “ 26 portas – 26 vidas”), Antje investigou essas pessoas e as suas vidas passadas, esse prazer de investigar foi o ponto de partida para estes novos trabalhos.

Vagueando pelos mercados de rua, aqui em Lisboa e onde Antje Weber vive actualmente, imediatamente sentiu-se atraída pelos pequenos objectos do dia a dia.

Sinais de uso, cores esbatidas, irregularidades e manchas.

A beleza nas imperfeições e nas marcas de terem tido uma vida.

Quem eram os donos desses objectos? Se ao menos esses objectos pudessem contar a sua história!

Sendo impossível identificar os donos deses objectos, Antje começou a relacioná-los com outras pessoas, pessoas do passado, que poderiam também ter possuído esses objectos. Pessoas famosas ou menos famosas, outras vivendo na sombra de famosos.

Investigando as suas vidas, descobre vidas incríveis e livres, vidas comandadas pela arte e pela paixão, pelo destino e por coincidências .

É assim que pinta personagens como Mecedes de  Acosta, amante secreta de Greta Garbo ou Alma Mahler, a musa de um compositor, de um pintor e de um arquitecto,  todos eles tocados pelo génio.

Enquanto pintava, Antje foi construindo caixas, pequenos santuários, que acompanham cada tela, contendo achados, objectos profanos, relíquias de vidas vividas, colocando-os a um nível sagrado, homenageando a beleza do passado e da intensidade da vida, dos relacionamentos e dos pequenos gestos de todos os dias.

http://www.galeriamonumental.com/pt

__________________________________________________

Convite Luna

 

 

____________________________________________________

fevereiro 1